sábado, 23 de abril de 2016

Trabalho EAD- acompanhamento do blog da vila;



                 



Linguagens e Mídias na Educação a Distância





Relato e Experiência sobre Blogs de Educação






Jessica Cavalcante de Oliveira
Maria Ivanilda Mauricio
Tânia Maria Ramos
Thamires Costa Bernardo




São Paulo
2016


Introdução

Como proposto em sala, tivemos que passar um tempo criando vínculos e aprendendo a lidar com essa tal de tecnologia. Criar uma rotina que nos faça sair das nossas vidas virtuais dentro dos sites de relacionamento é difícil e penoso, mais se tornou uma aventura por mundos diferentes com temas variados sobre educação e de forma divertida onde dar a nossa opinião pode e deve ser levado em conta. A interatividade é questionada e muito criticada por aqueles que talvez não a entendam ou simplesmente não a conheçam, mais vamos lá, dêem uma chance e se entreguem a esse mundo repleto de conhecimento, foi o que fizemos em nosso grupo, nos abrimos as possibilidades e desvendamos blogs sobre educação e assim podemos ver o que os outros tem a dizer, para fazer com que possamos pensar em uma pedagogia mais tecnológica.


Relatos

Com o Blog da vila, este pouco tempo que pude acompanhar, tive uma experiência única. Os textos que li só agregou o meu conhecimento a respeito da pedagogia e também esclareceu diversas dúvidas. Blog é ideal pra uma pessoa que cursa pedagogia, pois lá todas as experiências são relatadas, uma delas foi referente ao relacionamento que existe fora da escola entre aluno e professor, como conhecer o aluno e entender as suas necessidades, como  podemos  ajuda –l o a agregar cada dia mais valor ao seu  conhecimento e assim quanto mais conhecer o aluno mais fácil lidar com ele.

Li também a respeito da importância dos cursos online, como agrega ao professor conhecer esse ideal para nova era digital. Para lidar com esta nova fase da educação todos os professores devem estar preparados para conseguir atender as necessidades desses alunos na tecnologia e como diz no texto ‘’ o professor tem que colocar a mão na massa’’, não basta só teoria, tem que aprender mesmo como mexer no computador, navegar nos sites, fazer pesquisas e etc..

Aborda também a importância de falar sobre os temas que ainda são tabus na sociedade como o álcool, as drogas e a sexualidade. Acredito que são temas  que precisam ser tratado nas escolas desde cedo, pois, quanto mais informados estiverem, menos vão querer fazer por curiosidade e já vão estar ciente das conseqüências e também deixa claro que não vale apena fazer certo tipo de coisa só pra se integrar ao grupo ou na sociedade, que existe outras maneiras, mais cabe também o auxilio dos pais para que este processo possa entrar em pratica.

É também temos um texto que se enquadra com a nossa matéria de EAD, ela fala a respeito do espaço digital, como das possibilidades de aprendizagem para o aluno, informa do preparo que esta aula diferenciada precisa ter pra dar certo, que precisa ter uma estratégia porque as aulas podem favorecer, mas também deslocar o aluno.
Pra finalizar, o tema que pega todos hoje em dia é as redes sociais, como acabam prejudicando o avanço de muita gente, principalmente os alunos das escolas; É um tema complexo e difícil de lidar, mais acredito que devemos usar está tecnologia pra agregar ao conhecimento e mostrar pra eles que tem limites, existe momento para tudo acredito que esta educação tem que vim de raízes para que não ter problemas no futuro de o aluno se deslocar, bom minha experiência foi ótima me agregou bastante e pretendo continuar acompanhando o blog.
Jessica


As informações que absorvi no Blog Vila foram muito boas, pois os artigos postados me fizeram ter uma visão mais ampla do que é a educação a distância, a importância da interação, a diversidade dentro do ambiente escolar entre outros, ás vezes achamos que não tem importância essas pesquisas e quando nos deparamos com tal vemos que o que temos mesmo é aprender.

Dentro do ambiente escolar vamos encontrar diferentes públicos, com costumes, ideias, sotaques, idiomas, crenças, religiões diferentes, e nós como educadores que estamos em formação, temos que estar preparados para tudo isso que estão por vir em nossos caminhos, saber lidar com a dificuldade do outro, ter paciência, envolver a sala de aula para que se tenha um bom rendimento e aprendizado, se especializarem em casos que tragam mais detalhes tudo isso encontrei nos artigos publicados, e posso dizer que foi um grande aprendizado, pois quanto mais lermos e buscarmos informações para melhor conhecimento nosso, melhor será, pois quando lecionarmos saberá como lidar com esses tipos de situações no nosso dia-a-dia.
Thamires

Admito que tenho uma vida ativa com as tecnologias, sou adepta das redes sociais, sei lidar com as ferramentas da internet, mais ainda não tinha me deparado com a importância das informações contidas em blogs. Já havia ouvido falar de blogs sobre moda, sobre musica, sobre política, sobre educação, mais apenas breves pinceladas em algumas indicações e passadas rápidas aqui e ali em alguns assuntos, mais depois do que foi proposto, vi que foi uma experiência enriquecedora.

Prestar atenção além do que circula o meu mundo, ver o que se passa na realidade de outras pessoas, ver que os projetos de educação deram certo ou que os educadores conseguem dar outra perspectiva para crianças que não tem acesso ao que eles proporcionam, da uma gana ainda maior em pensar no dia em que nós novos formandos em pedagogia podemos fazer essa diferença.

É inspirador, é motivador vivenciar essas historias através de outros olhos, saber que podemos contar com essa fonte de informação, de experiência para aprimorar e aumentar ainda mais nosso leque de informação para poder ter sempre uma ideia nova na manga e transformar a vida dos nossos futuros alunos. O que aprendi com essa experiência do blog? Ora, a pergunta é o que não podemos aprender com blogs verdadeiros sobre educação?  Podemos aprender o que quisermos e transmitir aquilo de varias maneiras.

Maria



Links

Blogs Visitados:





Nenhum comentário:

Postar um comentário